Untitled Document
 

NOTÍCIAS

04/11/2013 - Diferentes setores da sociedade engajados para tornar a educação uma prioridade

O discurso de que educação é importante e o pedido por melhorias está na ponta da língua de todo brasileiro. A cobrança é necessária, mas o que cada um tem feito para transformar o assunto em prioridade?

Engajar a sociedade nessa tarefa é fundamental e isso envolve setor público, privado, ONGs e o próprio cidadão. Muitas vezes são ações de formiguinhas, que transformam pessoas e abrem caminhos, como a do Curso Pré-Vestibular Comunitário Gratuito do Rio Tavares em Florianópolis. Ele é tocado por professores voluntários que não recebem nem ajuda de custo, mas que são movidos pelo sentimento de oferecer oportunidade a moradores da região.

A gerente da Fundação Itaú Social Isabel Santana, que atua há 25 anos na área social, especialista em administração de Terceiro Setor e com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social gosta de um ditado africano que reflete o espírito: "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança."

Ela defende que para a sociedade se engajar na causa o primeiro passo é entender que de fato a educação é um compromisso de todos e encarar o assunto como uma corresponsabilidade social.

— Precisamos pensar que a educação das novas gerações é tão importante, mas tão importante, que não pode ficar a cargo de um setor só da sociedade, não pode ser só uma conversa de governo, porque é muito importante para ser só de governo, mas também não é só da família porque é muito importante, e também não é só da escola, porque é muito importante. — ressalta Isabel.

A diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, complementa: — Uma sociedade que valoriza o conhecimento sabe claramente que é seu o dever de tornar mais fértil o terreno da educação. O produto da sociedade é aquilo que ela valoriza.

Notícia completa em:
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/precisamosderespostas/capa,1429,0,0,0,Home.html

Fonte texto: Portal - ClicRBS



     
Copyright © 2010-2011 - Instituto Carlos Duarte - Todos os Direitos Reservados